Capacitação para melhorar atendimento
O ambiente de trabalho pode influenciar no comportamento de qualquer pessoa. Atualmente, existem estudos que comprovam que os altos índices de estresse atrapalham não apenas o rendimento, mas também a qualidade no campo de trabalho. Pensando nisso, nesta sexta-feira (1), a secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Brusque realiza um curso de capacitação para seu quadro de colaboradores.
A secretária da pasta, Patrícia Freitas, destaca que é realizado um trabalho de valorização do o ser humano e, em especial, o que exerce a função pública. “Na secretaria temos uma particularidade: atendemos pessoas que estão vulneráveis socialmente. Quando procuram a assistência social, é porque precisam de ajuda. Isso devido à vivência de conflitos familiares e dificuldade econômica.”
Segundo Patrícia, o profissional convive com essa vulnerabilidade e precisa estar sempre se reciclando. “Atividades como essa (capacitação) são muito importantes. É um dia em que a gente vai trabalhar o corpo e mente. Trabalharemos qual é a função da assistência social e isso ajudará muito, uma vez que recebemos novos profissionais na secretária”, prossegue ela.
Segundo o coordenador do projeto de capacitação, Adones Lisboa, a proposta é o profissional ter um momento deles. “Eles cuidam dos outros. E vem a pergunta: quem cuida? De quem cuida? Se você melhora a questão de afetividade no trabalho, a tendência é que a pessoa trabalhe melhor e pode render mais”, comenta ele.
Lisboa diz, ainda, que esse trabalho é realizado para contribuir no convívio de trabalho e conta com professores rede educacional, além de profissionais de instituições como Apae, Charlote e asilos de Brusque.